• Introdução Alimentar

Mapas Mentais na Introdução Alimentar

Autor(a):

Drª Beatriz P. Mazzoni, Nutricionista; Profª Drª Virgínia R.S. Weffort, Pediatra e Nutróloga; Drª Larissa Baldini Farjalla Mattar, Nutricionista et al.

Resumo

A introdução da alimentação complementar é um momento importante para desenvolvimento das crianças. Seu início ocorre após a apresentação dos sinais de pontidão, como comentado anteriormente. Neste capítulo abordaremos de forma aprofundada os princípios da alimentação complementar com base nas recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Ministério da Saúde, United Nations Children’s Fund (UNICEF) e Oganização Mundial de Saúde (OMS). O processo de aprendizagem e desenvolvimento de uma habilidade, se faz por cópia de comportamento e isso torna o envolvimento de toda família imprescindível na criação de hábitos alimentares saudáveis. Uma alimentação saudável é a soma da seleção do alimento, higienização, preparo e oferta tanto em qualidade como em quantidade. Preparar um ambiente tranquilo, acolhedor, sem telas, com a criança sentada na cadeirinha, junto à família, faz com que a experiência emocional relacionada à refeição tenha reforço positivo. As crianças prematuras ou com alguma condição de doença, deverão receber orientação nutricional individualizada sob orientação do profissional de saúde no processo da introdução alimentar.

Mapas Mentais na Introdução Alimentar